O Ateliê
O Zambi Ateliê nasce com um sonho: o de viver de arte. Não é nada fácil e, atualmente, é uma atividade paralela de seus idealizadores. Começou com a produção de quadros em aquarela durante a pandemia da Covid-19, em 2020; e, aos poucos, foi ganhando forma. A efetivação veio com a abertura da loja virtual para venda de camisas e, com o tempo, outros produtos começaram a surgir, como as velas aromáticas.
Mas por que Zambi?
Zambi é uma figura central na mitologia e na religião tradicional africana, especialmente no contexto das culturas bantu da África Central e Ocidental. O nome “Zambi” (ou “Nzambi”, “Nzambi Mpungu”) refere-se a uma divindade suprema, muitas vezes considerada o criador do mundo e de todas as coisas vivas. Em algumas tradições, Zambi é visto como uma força distante e transcendental, enquanto em outras, ele é mais envolvido diretamente com o mundo e os seres humanos.
Na diáspora africana, especialmente nas religiões afro-brasileiras como o Candomblé e a Umbanda, Zambi é também reverenciado como uma entidade poderosa, frequentemente associado a Oxalá, que é o orixá criador na tradição iorubá.
Essa figura é venerada por sua sabedoria, poder e como uma força que mantém a ordem do universo. Zambi, em muitos casos, é sinônimo de Deus, sendo o nome utilizado por algumas culturas africanas para se referir ao ser supremo.
Por fim, Zambi é o nome do nosso cão, a felicidade que entrou em nossas vidas no ano de 2018 e está eternizado não somente no nosso projeto, mas em nossos corações.